Fissuras

As fissuras são rachaduras que ocorrem nos pés quando há a perda linear da epiderme e da derme. Algumas questões como idade, hábitos alimentares, quantidade de água ingerida diariamente, uso de certos medicamentos, contato da pele com produtos químicos, obesidade, gestação, uso de meias e sapatos inadequados podem favorecer o aparecimento delas.

O tratamento é feito à base de hidratações, havendo ainda a possibilidade da aplicação do laser para colaborar com a cicatrização. Quando as fissuras são mais abertas, é preciso cauterizar e hidratar. No caso de serem menores, a hidratação pode ser suficiente, desde que também seja feita diariamente pelo paciente, além da mudança de alguns comportamentos, como o uso de sapatos mais confortáveis.

Hidratação

Para manter os pés hidratados e evitar ou tratar as fissuras, existem dois tipos de hidratação a serem feitas, a quente e a fria. Em pés diabéticos deve ser realizada apenas a hidratação fria. O processo conta com a utilização de cremes hidrantes, além de uma esfoliação que renova as células da pele, por meio da retirada de células mortas na superfície.

Algumas dicas de hidratação para manter os pés sempre saudáveis são:

- Tomar em média dois litros de água por dia;

- Passar cremes hidratantes específicos para os pés que você encontra na Clini-Pé. Ao usá-los, não passar entre os dedos, caso ocorra, retirar o creme com papel toalha;

- Após lavagem ou higienização, é preciso secar bem os pés e, de preferência, com papel ou secador com vento frio, pois o quente pode queimar o pé, já que a toalha utilizada para o resto do corpo já estará úmida;

- Utilizar sempre sapatos confortáveis e adequados.

Quer saber mais? Visite a Clini-Pé e faça uma avaliação gratuita. Para este e outros tratamentos oferecemos profissionais especialistas em podologia, com aparelhos esterilizados em autoclave e cabines individuais para proporcionar mais conforto e comodidade aos clientes.